31.8.10

Arte, cultura e lazer no Dragão do Mar

Confesso que senti uma pontinha de inveja de Fortaleza quando conheci o Dragão do Mar. O lugar é lindo e tem espaço para todos os tipos de manifestação artística. Diversas mostras, shows, cinema, oficinas, teatro, dança, gastronomia, auditórios, planetário, biblioteca... de tudo tem um pouco nos seus mais de 30 mil metros quadrados.


O complexo tem 11 anos, foi inaugurado em abril de 1999. Tudo é muito organizado e conservado. A construção moderna do Dragão contrasta com os antigos prédios de séculos passados, da área histórica em que se encontra. O nome faz homenagem ao antigo pescador Chico da Matilde, que ficou conhecido dessa forma por se recusar a transportar negros escravos que seriam vendidos no sul do país.

Eu não tive muito tempo para aproveitar o espaço, mas deu para ter uma noção. Na sexta à tarde, o passeio foi para ver duas mostras. A primeira, Brinquedo - A Arte do Movimento, que resgata a toda a memória afetiva e ludicidade dos brinquedos populares. A segunda que visitei foi a exposição permanente Vaqueiros, um passeio que traça a trajetória da figura do vaqueiro a partir da ocupação do Ceará até os dias de hoje. As entradas foram gratuitas, mas algumas exposições são pagas (R$ 2 e R$ 1).

À noite, voltamos para conhecer um "novo" Dragão do Mar. Nessa hora, a calmaria da tarde dá lugar a um movimentado ambiente, tomado por vários bares, restaurantes e boates. A nossa pedida foi aproveitar o Bar do Bexiga, que tem o famoso chope de vinho. Depois de dois longos dias de trabalho, sem descanso, somados à grande caneca da bebida, o sono bateu e nem consegui passar muito tempo por lá. Fica para a próxima!

Vai lá?
Dragão do Mar
Rua Dragão do Mar, 81
Praia de Iracema, Fortaleza, CE
Horários de visitação:
De terça à quinta, das 9h às 19h
De sexta à domingo, das 14h às 21h