9.8.10

O caminho do meu "Padim Pade Ciço"

Eu não fui como romeira. Minha passagem por Juazeiro do Norte, no Sertão do Cariri, interior do Ceará, foi por acaso, no início deste ano. Mas aproveitei que estava na cidade para conhecer o tão falado caminho de fé, do famoso Padre Cícero, religioso com o maior número de devotos do Nordeste.


O caminho para chegar até lá em cima é longo e tortuoso. Chega a dar um frio na barriga quando a van faz as curvas e outro carro vem em nossa direção. Imaginar que todo aquele trecho é percorrido a pé por tanta gente é bem impressionante. Mas a fé funciona como uma mão que vai puxando aquele povo até lá em cima, quando se chega ao objetivo do caminho.

O Padre Cícero Romão Batista - ou Padim Ciço, como preferem chamar - é tido como santo desde que, afirmam, fez uma hóstia se transformar em sangue na boca de uma beata, em uma de suas missas, em 1889. Desde então o padre é adorado e muitos milagres são atribuídos a ele. Toda essa devoção está representada na Colina do Horto, onde está a estátua do Padim e o Casarão, um museu vivo da história dele.

A estátua do mais famoso padre do Nordeste é grande, imponente. Quando subimos, nos deparamos com uma enorme quantidade de promessas e pedidos feitos ao santo. Velas, objetos pessoais, fitinhas e muitos, muitos nomes escritos na imagem, ao lado de desejos e orações. Pessoas diferentes se misturam, enquanto algumas choram, rezam, clamam e outras apenas tiram foto.

Logo ao lado está o Casarão do Padre Cícero. É impressionante ver a fé depositada pelos devotos. Objetos variados, milhares de fotografias, roupas... Até vestido de casamento exposto encontramos por lá! Tudo representa milagres atribuídos a ele.

Diversas salas compõem o museu. Em muitas delas, bonecos de cera de figuras importantes daquela época, junto ao padre. Um ambiente em particular me chamou a atenção: uma sala com vários tonéis, dos quais os devotos, com a ajuda de conchas de ferro à disposição, bebem água. Fui lá e bebi também.

Andando mais lá por dentro, encontramos cartas, fotos de acidentes, histórias das mais variadas, milagres de diversos tipos. E gente de toda a fé. Saímos e, lá fora, mais devoção.

Antes de ir embora, uma parada para o comércio, que se aproveita para lucrar com a fé. São inúmeras barracas vendendo artigos religiosos com o Padre Cícero como "tema". Vou lá e dou uma ajudinha aos comerciantes, comprando um escapulário de presente para uma pessoa querida.

Na volta, entramos na van e pedimos ao Meu Padim Pade Ciço que nos reja, nos guarde e nos traga de volta.

1 Pitacos:

Realmente, a fé que leva esse povo as romarias de Padre Cícero, nos faz lembrar que neste mundo tem muita coisa linda pra se ver e que nos conforta. E que o Padim Pade Ciço nos abençoe a todos. Parabéns pela matéria.

Postar um comentário