27.6.13

Passeando em Playa del Carmen, México :: A chegada

Sexta-feira, 05 de abril de 2013

Deixamos o nosso hostel umas 7h30 para irmos ao aeroporto pegar o voo com destino a Cancun (de lá iríamos a Playa del Carmen). Viajamos pela Aeroméxico, maior cia aérea do país. A viagem durou umas duas horas e bem melhor que o voo da Copa. Ainda do avião vimos o que nos esperava nessa nova etapa: o azul turquesa do Caribe!
Anote: Táxi do Zócalo para o aeroporto = MXN 180.

Assim que chegamos, ainda enquanto esperávamos a bagagem, compramos nossos tickets para o ônibus da ADO, que saía logo mais para Playa Del Carmen. Os ônibus partem a cada 50 minutos do aeroporto e demos sorte porque tinha um saindo bem na hora que a gente chegou. Playa del Carmen fica a 40 km de Cancun. O trajeto até lá dura uma hora e é bem tranquilo, melhor que o avião.
Anote: preço da passagem por pessoa = MXN 120.

Chegando na rodoviária de Playa, pegamos as malas e fomos andando pela 5ª Avenida até o nosso Hotel, o Barrio Latino (ainda bem que é pertinho). Essa rua é a principal da cidade e fechada para pedestres, com lojas, restaurantes e bares por todo lado. A quantidade de turista era tanta que parecia que a gente não estava mais no mesmo país. Um clima totalmente diferente do que estávamos vivenciando na Cidade do México.

Ônibus da ADO

Rodoviária de Playa del Carmen
Aqui um parênteses sobre o hotel, para deixar a dica para vocês. O preço foi super em conta e o Bairro Latino é muito legal. A localização é perfeita, ele tem uma decoração bem simples, meio rústica, que faz parte da proposta do lugar. Cada quarto tem sua varandinha com rede, uma cama mega confortável, ar-condicionado, banheiro completo e frigobar. Ah! Tem wi-fi também, indispensável nos dias de hoje. Outra coisa que achei massa, embora não tenha usado, é que eles disponibilizam o telefone para fazer chamadas internacionais para alguns países, incluindo o Brasil, de graça. Na recepção eles também vendem passeios com um preço razoável. O café da manhã é servido numa área bem agradável, só não é dos mais completos. Se bem que eu to pra ver café da manhã bom em algum lugar do mundo! Para a gente que é acostumado com as mesas fartas aqui do Brasil fica difícil se contentar com pão e leite servidos lá fora.

Depois de deixar as malas no hotel, fomos andar pela cidade para conhecer e escolher um lugar para almoçar. Antes, claro, deixamos as pernocas de fora, bem à vontade, coisa que eu não podia fazer na Cidade do México, diante dos olhos curiosos dos mexicanos.

Corri para colocar o pé na areia, tava louca por uma praia, aquele mar azulzão... mas a areia tava friiiia e o vento também tava um pouquinho (a gente é muito mal acostumado aqui no Nordeste com essa coisa de temperatura). Paramos para almoçar num restaurante por lá mesmo. Comemos um peixe recheado bem bonito, mas não muito saboroso. De qualquer forma, deu para perceber que eu ia amar aqueles dias de praia, comendo frutos do mar e pagando em pesos mexicanos. =D
Anote: o preço das coisas em Playa del Carmen é o dobro da Cidade do México. Então, se for para os dois lugares, deixe para comprar na capital.

Passeamos mais pela cidade, fomos até o pier, de onde saem os ferrys para Cozumel e vimos a apresentação dos Voladores, que são bem tradicionais, e que ainda não tinha visto. Frio na barriga com aquele povo rodando de cabeça pra baixo amarrado pelo pé.

Enfim, Playa!

Almoço
Eu no píer de Playa del Carmen

Sereias em Playa del Carmen

Yo y los voladores
À noite passeamos mais e vimos o quanto Playa é animada! Minha gente, é festa o tempo todo, em todo lugar. Tem todo tipo de boate, bar, tudo. Opção para se divertir não falta. E para comer também não. Terminamos numa pizzaria deliciosa com forno à lenha, em frente à pousada, a Romeo.

Depois, só nos restou aproveitar a mega cama king size do hotel e cair no sono profundo até o outro dia, quando iríamos mergulhar em Cozumel.

Guia do México
Compre aqui o seu guia