3.6.15

Quatro museus gratuitos em Londres

Por Eliza Brito



A melhor coisa de Londres eu não saberia dizer, mas os museus estão, sem dúvidas, na lista das melhores. E vale ressaltar que muitos deles são gratuitos, mas não deixam de manter a qualidade da manutenção, do acervo, da estrutura. Cidade que valoriza arte e conhecimento e oferece tudo isso de forma gratuita merece toda a minha admiração. Muitos museus pagos também merecem a visita do turista, mas vou destacar quatro gratuitos que eu adorei.
 
British Museum

Indispensável, o British Museum é parada obrigatória, mesmo para quem não gosta de museus. Dono de um acervo gigantesco, foi o primeiro grande museu público, gratuito, secular e nacional em todo o mundo. É impossível ser visitado em apenas um dia, por isso o ideal é eleger o que deseja visitar. Não deixaria de conhecer a Pedra de Roseta - fragmento de uma estela de granodiorito do Egito Antigo cujo texto foi crucial para a compreensão moderna dos hieróglifos -, nem o incrível setor das múmias.

Pedra de Roseta
Localizada na Trafalgar Square, no centro de Londres, a National Gallery abriga um coleção fantástica de pinturas que vão do século XIII até o começo do passado século XX. De estilo neoclássico, o prédio monumental conta com um interior deslumbrante. Para visitar todo o acervo é preciso mais de um dia, por isso indico que o visitante compre um mapa, que custa apenas uma libra, e escolha as galerias que deseja visitar. Eu não deixaria de passar nas salas com as obras dos impressionistas, como Monet e Van Gogh.

Obras de Van Gogh na National Gallery
O Tate Modern, localizado às margens do rio Tâmisa, é um museu de arte moderna que faz valer a pena o passeio pela linda Millenium Bridge. Ao contrário da Natinal Gallery, é possível visitar todo o acervo do Tate Modern em poucas horas. Também gratuito, conta com mostras temporárias que são pagas. Destaco como indispensável para quem visita o museu contemplar as obras de Picasso.

Millenium Bridge
Para finalizar, o Victoria and Albert Museum, que me surpreendeu. Localizado em um lindo prédio ao lado dos também incríveis museus de História Natural e de Ciências de Londres, a atração conta com um acervo sensacional de esculturas, acessórios de moda, roupas, objetos de arte, design e decoração. Quando entrei, me senti numa galeria de arte italiana, com esculturas lindas, com destaque para as de Rodin. Fui passeando e me encantei com a quantidade de objetos de moda e de design. Há quem diga que o Victoria and Albert é o maior museu de artes decorativas e design do mundo. Os jardins do museu também merecem uma visita.

Jardins do Victoria and Albert Museum



Guia de Londres
Compre seu guia aqui