2.8.12

Passeando em Roma :: Vaticano e Castelo Sant'Ângelo

Domingo, 06 de maio de 2012

Esse dia nos demos o direito de acordar um pouco mais tarde. Afinal, no dia anterior andamos mais do que podíamos e estávamos bem cansados. Nos arrumamos, tomamos café na Estação Termini e saímos com destino à Villa Borghese, mas a chuva atrapalhou nossos planos. Andamos um pouco pela cidade, almoçamos e fomos ao Vaticano

Praça de São Pedro embaixo de chuva
Aqui é bom prestar atenção a um detalhe: no dia do seu passeio até lá, não vá de short, bermuda, roupa curta nem blusas de alcinhas. Esses tipos de roupa não são permitidos para entrar na Basílica de São Pedro.  Vá comportado! A gente nem correu esse risco porque roupa era o que não nos faltava por conta do frio.

Ah! E vá preparado e com paciência para enfrentar uma fila gigantesca! Confesso que eu na hora só pensava: "O papa vai ter que estar ali na porta da Basílica pra me receber depois dessa fila". Mas ok, é o tipo de passeio que não dá pra deixar de fazer, então o jeito é encarar. Mas preste atenção a uma coisa: OS CHINESES! Aliás, durante toda a viagem, em qualquer ponto turístico, você deve estar sempre atento a grupos de orientais. Eles só andam em bando, atrapalham sua visão e são caras de pau o suficiente para furar fila e ainda dar um sorrisinho simpático para você. E nem adianta reclamar, viu!? Eles continuam sorrindo e vão emburacando. Digo isso porque foi exatamente o que aconteceu logo atrás da gente. Até a polícia chamaram, mas não teve jeito.

A basílica é mesmo de impressionar. Pense num negócio grande! Por mais foto que se veja não dá pra ter noção. Pelo menos eu não pensava que fosse tudo tão enorme. Afinal, dizem que cabem até 60 mil pessoas! Incrível, né?! Além de grande, é linda! Ah! Para entrar lá não paga nada. ;)

Interior da basílica. Consegue ver as pessoas?

Eu, uma formiguinha, na Basílica de São Pedro
O que paga é se você quiser subir na cúpula da basílica. Como turista tem que encarar essas coisas, nos aventuramos. O elevador custa 7 EUR, mas não te leva nem a perto da cúpula, viu?! Tem que ter perna pra subir aquilo ali. Quando você acha que subiu, você está, na verdade, lá no alto, mas ainda no interior da basílica. Subimos mais. É escada de todo jeito: em zig zag, reta, torta e até uma tão estreita, mas tão estreita que os mais cheinhos não passam. Tô falando sério, viu?! Se você tem quilos a mais corre o risco de ficar no meio do caminho. Outra coisa: pessoas mais velhas não devem subir. É muito cansativo, de verdade! Tem gente que não aguenta e volta. Definitivamente, paguei todos os meus pecados! Agora uma coisa é certa: você vai ter a vista mais bonita de Roma. Dá pra ver tudo, tudo. Mesmo com chuva tava lindo. Mas nem demoramos muito porque o frio tava massacrando demais.

Finalmente chegamos ao topo!
Vista de Roma. Pena que estava chovendo.

Como "pra descer todo santo ajuda", num instante estávamos de volta ao chão. Andamos então até o Castelo Sant'Ângelo. Havíamos comprado o Roma Pass pela manhã (30 EUR), então não pagamos a entrada. O castelo já foi morada de alguns papas e serviu como defesa do Vaticano. Há, inclusive, uma espécie de túnel que liga o castelo ao Vaticano, por onde o papa passava às escondidas em momentos de ataque. No último andar, há um café lindo, super agradável, onde você pode beliscar uns salgadinhos e tomar um café ou chocolate quente delicioso. Claro que fizemos essa parada. Vale o descanso e a vista do lugar.

Castelo Sant'Ângelo

Vista do café do castelo

Huummm

Depois do passeio, andamos mais pela cidade, compramos besteiras em uma feirinha perto do castelo, passamos pela a Piazza del Popolo (Praça do povo), andamos, andamos, jantamos e fomos para o hostel para o merecido descanso. O outro dia nos reservava a tão esperada visita ao Coliseu!

Guia da Itália
Compra aqui o seu guia