30.7.12

Passeando em Roma :: Ônibus turístico, Fontana di Trevi, Coliseu, Piazzas e mais piazzas...

Sexta-feira, 04 de maio de 2012

Acordamos cedo e loucos para conhecer a cidade e tirar a impressão ruim que tivemos quando chegamos no dia anterior. Fomos tomar café no hostel (que foi o mesmo que nada, porque era literalmente café e um croissant doce sem recheio) e depois seguimos para a estação Termini, de onde sai o City Sightseeing Roma (ônibus turístico). 

A gente no City Sightseeing Roma

Dica: pegamos este porque é o mais famoso, mas não tinha audioguia em português. Depois descobrimos que há milhares de empresas que fazem este serviço, muitas com opção na nossa língua.

Há dois trajetos a fazer e preferimos pegar a linha A (acho que pagamos 20 EUR cada pelo passeio). Já no início comecei a me encantar com a cidade (embora nem tenha amado muito no fim das contas). Roma é deslumbrante, qualquer lugar que se olhe é repleto de monumentos históricos, grandiosos. Confesso até que me senti meio burra, porque tudo parece muito importante e você não sabe de que se tratam todos eles. E o que achei mais incrível é que aquilo é de verdade, sabe como é?! Tudo o que a gente vê nos livros de história está ali, no meio da cidade, como um shopping ou posto de gasolina. Eu tinha impressão de que existia uma área histórica mais afastada, mas não, é tudo ali, integrado. Essa sensação tive, principalmente, quando o ônibus virou numa rua e apareceu, à nossa frente, majestoso, o coliseu! Incrível!!! Fiquei em pé no ônibus, acho até que atrapalhei as fotos de muita gente. Descemos nessa parada para fotos e para nos deslumbrarmos um pouco mais com ele.

Coliseu

Eu encantada com o Coliseu

Via Sacra
Depois de passearmos por essa área, pegamos o outro ônibus e continuamos o passeio. Não entramos nesses monumentos nesse dia porque reservamos um outro para isso. Seguimos, passamos pelo Circo Massimo, Piazza Venezia, onde fica o monumento Vittoriano, e chegamos ao Vaticano. Descemos aí para mais fotos e para comer um panini meio sem gosto. Continuamos o passeio e a próxima parada foi para conhecer a tão falada Fontana di Trevi, enorme, em estilo barroco, que ficou imortalizada no filme La Dolce Vita (e que de lá pra cá já esteve presente em muitos outros também).

Vittoriano

Eu e o panini

Mega carro de polícia do Vaticano

Praça de Sâo Pedro :: Vaticano

A caminho da Fontana di Trevi
Aqui, outra observação sobre a minha pessoa: eu já sabia, mas nessa viagem tive a certeza do quanto gosto de lugares turísticos. É, esses pontos onde há muita gente, milhares de lojinhas vendendo "bugigangas" chinesas (sim, porque nem se iluda, é tudo chinês), foto pra todo lado, engarrafamento de turistas. Acho que por isso mesmo gostei tanto de passear pela Fontana di Trevi e seus arredores. Ok, isso atrapalha e muito a visita à fonte propriamente dita, porque pra conseguir uma boa foto é guerra (ou então você se rende a um dos fotógrafos que enchem seu saco por lá e paga muitos euros numa foto deles), mas ainda assim eu confesso que adoro.

Gente "é bóia" na Fontana di Trevi
Dica: em Roma ande sempre com uma garrafinha à mão. Por toda a cidade, há milhares de fontes de água mineral onde é possível encher a sua garrafinha e não passar sede na viagem. Uma mão na roda isso, adorei!  A primeira que usamos foi lá, ao lado da Fontana di Trevi.


Não precisa gastar seus euros com água!
Jogamos a moedinha na fonte, como tem que ser - coisa de turista! - e fomos andar pelas ruas do entorno. Aproveitamos para almoçar numa trattoria lá perto, que tinha um menu fechado bem barato, a 8,50 EUR o prato (escolhemos penne) + coca-cola. Tava uma delícia! Depois do almoço, hora da sobremesa! Comemos o primeiro gelatto da viagem, artesanal, que tava uma maravilha! Meu pedido: "Cioccolato com fragola, per favore!". Estava AB-SUR-DO! Fiquei feliz da vida!   Andamos um pouco mais e chegamos à Piazza di Spagna, linda, cheia de bougainvilles e ponto de encontro de milhares de turistas e romanos.


Jogando moedinha para ter sorte
Mamma Mia!


Pense num sorvete bom!

Piazza di Spagna e seus bougainviles
Voltamos ao ponto do ônibus turístico e completamos o trajeto. Ainda era cedo quando voltamos ao Termini, então resolvemos comprar logo as passagens para a nossa ida a Nápoles, no outro dia, e comprar umas besteiras para comermos de manhã, para não depender do café do hostel. Feito isso, e ainda com muito sol pela frente, simbora passear mais que o que não falta são coisas pra ver em Roma! Saímos andando pela Praça da República, passamos pela Via Delle Quattro Fontane, Piazza Del Quirinale, Piazza di Pietra, e chegamos à Piazza dela Rotonda, onde fica o Pantheón. Fizemos a visita a este monumento, que já foi um templo dedicado aos deuses e depois passou a ser templo cristão. Incrível como está bem conservado. O negócio é de 27 a.c!!! Ok, não é tão velho assim porque ele foi destruído por um incêndio e todo refeito em 125, mas ainda assim, bote tempo nisso!

Uma das quatro fontes

Piazza Del Quirinale

Piazza di Petra

Pantheón


Passeamos ainda pela Piazza Navona, que é massa, cheia de artistas, Campo de'Fiori e voltamos pela Fontana di Trevi para vê-la à noite (lotada de gente, a qualquer hora). Jantamos e voltamos ao hostel para dormir. O outro dia seria bastante cansativo: bate-volta a Pompéia, com uma paradinha para uma pizza napoletana.

Piazza Navona


Fontana di Trevi à noite
Guia da Itália
Compra aqui o seu guia

4 Pitacos:

Cara Camila, tudo bem? Queria me apresentar.. meu nome é Ana Patricia, ítalo-brasileira, vivo há 10 anos na Itália, sou formada em Scienze del turismo pela Universidade da Calábria, com um master em Turismo Cultural pela Fondação Garrone, parceira da Universidade de Catania em Sicília. Trabalho como consultora de viajem na Itália e sou em grado de oferecer serviços turísticos em toda Itália.. Confere o meu site: www.touristico.it
Qualquer coisa você possa necessitar basta me contatar,
Grande abraço,
Ana Patrícia
Oi, Ana Patrícia!
Obrigada pelo seu contato.
Pode deixar que se precisar, entro em contato.

Abraço!
;)
Camila amei q vc escreveu, estou indo em dezembro,suas dicas foram otimas
Oi, Gilselia! Fico feliz que aproveite essas dicas. Já faz um tempinho que fiz essa viagem, mas acho que muita coisa dá pra se aproveitar sim. Vc vai adorar!! Beijo e boa viagem!

Postar um comentário