30.7.12

Passeando em Roma :: Do aeroporto ao Roma Termini

Quinta-feira, 03 de maio de 2012

Chegamos em Roma pelo principal aeroporto, o Leonardo Da Vinci. Para chegar ao centro da cidade há diversas formas (táxi, shuttle, ônibus...), mas a mais barata e rápida é pelo trem Leonardo da Vinci Express, que sai do terminal de meia em meia hora. Logo que você pegar as malas vai ver diversas indicações para o terminal do trem. Há diversos lugares onde você pode comprar a passagem, mas preferimos comprar no que parecia o oficial (e onde a fila era maior também. Pagamos 14 EUR cada). Um detalhe importante: valide a sua passagem! Antes de entrar no trem você vai ver uma maquininha para fazer isso. Se não o fizer, corre o risco de pagar uma boa multa.

A viagem dura uns 30 minutos e é tranquila - só foi um pouco desconfortável porque fomos um dos últimos a subir no trem e não conseguimos lugar sentados. O que não achei nada tranquilo foi a chegada ao centro de Roma, logo que saímos da estação Termini.

Roma Termini de dia

Uma amiga tinha me dito: "Mulher, a Itália é muito parecida com o Brasil, tu vai ver. Tem hora que parece que você está aqui". E confesso - infelizmente, porque foi o lado ruim disso - que foi o que senti nos meus primeiros minutos em Roma. Ao contrário de Lisboa, onde me senti segura e percebi uma cidade tranquila e organizada, me deparei com um lugar feio (perto do Termini), com muita gente esquisita e mal encarada e ruas mal sinalizadas. Já estava escuro quando chegamos e para sair da estação foi uma novela! Não conseguimos achar fácil a saída e eu, com muito medo de ser assaltada, pulei uma cerca, com mala e tudo, pra sair mais rápido dali e chegar numa rua movimentada. Situação que não dificilmente encaramos aqui no Brasil. O nosso hostel (Freedom Traveler) era ali perto, mas pra mim pareceu uma eternidade chegar até ele.

Depois que fizemos o check-in, deixamos as malas no quarto e fomos comer numa pizzaria em frente ao hostel, bem baratinha. Aí eu já estava mais tranquila e aproveitei para matar minha fome com muitas fatias de pizza a taglio (no peso). Isso feito em mímica e em portunhol porque os donos da pizzaria eram chineses e mal sabiam falar italiano, muito menos inglês. Mas viajando todo mundo se entende, de um jeito ou de outro. Já de barriga cheia, voltamos para o quarto para dormir e esperar o novo dia.


Guia da Itália
Compra aqui o seu guia

1 Pitacos:

Ola!
Esse local em que vc se hospedou em Roma, indica para quem tem criança?
No site não encontro a opção...

Obrigada.

Camila

Postar um comentário