12.4.10

Minhas impressões de Buenos Aires

Quando comecei minhas pesquisas sobre Buenos Aires, li vários comentários a respeito do melhor meio de transporte para conhecer a cidade: seus pés. E, realmente, não há melhor maneira de passear por lá do que com um bom tênis e muita disposição.


A cidade é linda! Toda em tons de marrom e bege, por conta dos prédios antigos e de tijolo aparente que a compõem. Lixo na rua não se vê. Miséria, quase nenhuma. O povo é bonito, bem produzido. Tudo muitíssimo bem planejado: as ruas, parques, praças, trânsito.


Por falar em praças e parques, não há um bairro por lá que não seja bem arborizado. Por toda Buenos Aires o verde se faz presente e dá seu colorido. As pessoas estão sempre por ali, fazendo exercícios, piquenique, lendo, tomando sol - mesmo com a temperatura média de 17º, como estava fazendo.



A violência existe, como em toda cidade grande. Mas não vemos pessoas amendrontadas pelas ruas. Lá, passear a pé também vale para a noite. É preciso ficar mais ligado nas ruas movimentadas, como a Calle Florida e a 9 de Julio, onde o fluxo de gente é prato cheio para os roubos. Se bobear, num minutinho abrem sua bolsa e levam suas coisas, sem você nem perceber. E digo isso porque senti na pele a raiva de ver que minha filmadora foi roubada, depois de tantos vídeos legais que fiz por lá...

O horário dos portenhos é um pouco diferente do nosso. Tudo para eles começa mais tarde. O dia, só  depois das 10h, assim como a noite, quando os bares e restaurantes abrem suas portas lá pelas 22h. É possível encontrar uma pizzaria lotada numa segunda-feira, às duas da manhã!

Por falar em comida, o bife de chorizo é citação obrigatória quando se trata de Argentina. Ô povo pra gostar de carne! E que carne gostosa! Não é à toa que é uma das mais apreciadas do mundo. E nada de guarnições para acompanhar. Só papas fritas. Em oito dias de viagem, morri de saudade do meu feijão e da minha farofa.


Além da carne, empanadas, alfajor, medialunas e sorvete de dulce de leche são pedidas obrigatórias em terras portenhas. Não me vá para a Argentina sem trazer essas delícias no seu paladar!

A comida me deixou saudade tanto quanto o povo. Mesmo com pouco tempo fora, deu pra sentir falta do tão falado "calor" do brasileiro. Os portenhos são mais frios, alguns até meio rudes. Levei até um fora por  pedir uma simples informação! Eles não são de muita conversa e sorrisos. Justiça seja feita, deixo os habitantes do bairro de La Boca fora disso. Eles são, sem dúvida, os mais "brasileiros" da cidade.


O turismo por lá é impressionante. Buenos Aires é toda voltada para esse mercado, dominado, principalmente, por brasileiros. Em todo canto encontramos nossos conterrâneos. É tanto que na maioria dos lugares as pessoas conversam com você em português - e eu toda treinada com o espanhol... São milhares de opções de passeio. Vê a arquitetura, parar nos diversos cafés, ir aos parques, andar de bicicleta, ir às feiras no final de semana - muitas e enormes! -, zoológico, museus, teatros, shows de tango, passeio de trem, catamarãs... E o acesso a tudo isso é bem fácil. Basta pegar o mapa num dos centros de informações espalhados pela cidade e se guiar. E tudo está disponível também na internet, no site do governo, onde se encontra um guia voltado para brasileiros. É um material bem completo e as ruas são todas, sem exceção, indicadas com plaquinhas nas esquinas. Não tem como se perder!


Falar da Argentina é escrever linhas e linhas de dicas e impressões de um passeio maravilhoso. Aos poucos vou postando por aqui meu diário de viagem, escrito todos os dias em terras portenhas. Aí sim quem se aventurar vai saber com mais detalhes sobre os passeios, curiosidades e delícias dessa cidade.

1 Pitacos:

quero mais detalhes, por favor.


ao vivo.

Postar um comentário