28.8.14

Passeando no Peru: O passeio ao Vale del Colca

Fotos: Cecília Sátiro

Já começo o post dizendo: esse passeio só vale para quem realmente gosta de apreciar a natureza. É cansativo e o grande atrativo é a paisagem.

Existem algumas formas de fazer o tour ao Vale del Colca. As mais comuns são o bate-volta e o tour de dois dias, dormindo em Chivay. Eu não aconselho fazer tudo em um dia só. Fomos em dois dias e ainda assim foi bem cansativo. Reservamos o passeio com José, na pousada onde estávamos hospedados. O preço ficou em S/. 75 para cada um, com hospedagem inclusa. 

Dia 1

O ônibus passou para nos pegar por volta das 8h. Até chegar em Chivay são mais ou menos quatro horas de viagem, com várias paradas ao longo do caminho. Ainda em Arequipa, paramos para comprar águas e folhas de coca, essenciais para quem vai fazer esse passeio. À medida que fomos deixando a cidade e subindo, a guia foi nos orientando sobre como deveríamos mascar as folhas de coca. E avisou: vocês vão precisar e é melhor que qualquer remédio!

Minha gente, que negócio ruim! Pqp! Pense! Mas é o jeito, viu?! A viagem é toda subindo e tal do soroche é dos infernos. Eu, que me lasquei mascando aquela folha ruim, comendo bombom de coca e até arriscando uns golinhos do chá (péssimo também para o meu paladar), senti um pouco do mal. A cabeça fica pesada, fiquei tonta, esquisita. Nessa hora o negócio é se acalmar e respirar.

Parada para comprar balas de coca e tomar o chá. Aaargh!

As paradas na estrada ao longo do caminho são lindas. Paramos para ver as lhamas e vicunhas, depois outro pit stop numa espécie de loja de conveniência e ainda uma parada no ponto mais alto, a 4.910 metros acima do nível do mar!

Chivay é bem pequenininha. Almoçamos num restaurante tipo buffet livre (S/. 25) e depois fomos ao hotel. Descansamos um pouco (tava todo mundo morto) e depois saímos para dar uma voltinha na cidadezinha, ver o povo, a praça, o mercado... Chivay é lindinha, mas o frio que faz ali não é de Deus. Só pra vocês entenderem, ninguém conseguiu tomar banho! Aliás, no hotel nem tinham colocado toalhas (acho que já devem estar acostumados). Então se prepare porque é bom levar um lencinho umedecido pra garantir. Ah! É aí que ficam também os famosos baños termales, mas com a temperatura que estava fazendo quase ninguém do tour se habilitou.

À noite fomos todos para uma pizzaria turística com show folclórico. Coisa bem turistona mesmo. Voltamos correndo porque o frio estava insuportável.

Parada para um bate-papo com uma lhama simpática.

Parada no ponto mais alto da viagem.
Pracinha de Chivay
Dia 2

O ônibus passou no hotel às 6h e saímos com destino ao Vale del Colca. Ao longo do caminho, paramos em vários povoados para conhecer um pouco sobre seus costumes e ver muitos e muitos artesanatos pelo caminho. São vários os povos que vivem na Região do Colca, não há como visitar todos.

Depois de mais ou menos duas horas e meia de viagem, chegamos à Cruz del Condor, no Cañon del Colca. O lugar é realmente incrível de lindo, não paramos de tirar foto nem por um segundo! Mas vou dizer, viu?! Não vi nada demais no tal do Condor não. Se bem que tinha uma galera que ficou hoooooras lá olhando a ave. Enfim, perfil de cada viajante, né?! Preferimos explorar a beleza do lugar para fotos.

Na volta para Chivay, fizemos ainda umas três paradas. Uma delas foi para ver o Vale del Colca propriamente dito. Que incrível! O mais legal é ver como uma civilização tão antiga podia ter tanto conhecimento sobre técnicas de agricultura, com tantos diferentes níveis e microclimas. Não é à toa que o Peru é hoje considerado uma das capitais gastronômicas do mundo. Título merecido!

Bom, almoçamos em Chivay e de lá voltamos acabados para Arequipa, mas cheios de fotos lindas na bagagem.

Vale del Colca

O tal do condor (na foto parece pequeno, mas ele é grandinho).


El Mirador :: Cañon del Colca
Cruz del Condor
Guia do Peru
Compre seu guia aqui

11 Pitacos:

Vocês saíram de Arequipa até Chivay?
Oi, Gabriel! Isso! Nós estávamos em Arequipa e de lá contratamos um tour para fazer o passeio do Vale del Colca, com parada em Chivay. ;)
Este comentário foi removido pelo autor.
Oi Camila! Qual agência de turismo vcs usaram para fazer o passeio? O serviço foi bom? Obrigada ;)
Oi, Julia!
Caramba, agora você me pegou. A gente reservou no próprio hostel e não estou achando minhas anotações com o nome da agência. :/ Sorry.
Cara Camila,
tenho apenas 3D e 2N para Arequipa + Colca. O mais óbvio seria fazer o de 1 dia, embora temo que seja cansativo. No passeio de 2 dias, eu teria que voltar para Arequipa e encarar viagem de onibus (para Cuzco) à noite.
A que horas é esse retorno para Arequipa?
Olá!
Não lembro exatamente a hora, mas chegamos no finzinho da tarde de volta a Arequipa.
;)
Olá Camila! No hotel que você ficou, pagou a diária na qual dormiu em Chivay ou tinha locker para bagagem? Vi em outro blog que do Vale da para seguir direto para Puno. Sabe como funciona? Ou é melhor voltar para Arequipa? :D
Boa Tarde Camila!

Estou indo para o Peru em Março/2016 e para ir ao Vale del Colca os preços que acho aqui estão bem caros.
Você comprou o passeio lá pelo que entendi. É tranquilo comprar depois que chegar lá? Pois tenho medo de deixar para comprar depois e não conseguir lugar para os dias necessários.
Oi, Patrícia! A gente dormiu em Chivay, num hotel lá que acho que vc poderia deixar as coisas. Mas muita gente leva para o passeio e deixa no ônibus mesmo. Não sei como é a experiência de ir direto pra Puno, mas pode ser sim uma boa ideia, já que vc vai economizar um bom tempo de deslocamento.
Oi, mari! Olha, acredito que é sim tranquilo deixar pra comprar lá! Vi muita gente fazendo isso e são muitas as empresas que oferecem o passeio. Andando por arequipa vc certamente será abordada por várias empresas oferecendo o passeio. Não acho arriscado não. ;)

Postar um comentário