14.7.14

Passeando no Peru: Dicas e roteiro de Arequipa

Imagens :: Cecilia Sátiro

Nosso segundo destino no Peru foi a segunda maior cidade do país, Arequipa, conhecida como a cidade branca. Chegamos por lá umas 7h e fomos direto para a nossa pousada, já que é aconselhável descansar pelo menos uma hora quando se chega na altitude - e Arequipa está a 2.350m acima do nível do mar. Ficamos hospedados na Posada del Kuraka e indico bastante para quem quer um lugar simples, mas confortável, e com atendimento de primeiríssima. O dono, José, é uma figura e nos ajudou muito com dicas e descontos nos passeios. ;)

Logo no aeroporto, assim que descemos do avião, já vimos a beleza que nos esperava. Arequipa é cercada por três vulcões - Chachani, Misti e Pichu Pichu -, então daí você já imagina a paisagem do lugar. A cidade é linda, muito também por conta de suas construções, feitas com a pedra vulcânica sillar, que tem cores branca e rosa, e é encontrada em quase todos os lugares no centro histórico.

Arequipa
Plaza de Armas de Arequipa e Catedral
São vários os passeios que se pode fazer na cidade, sendo o principal deles a visita ao Vale del Colca (que terá um post só pra ele). É ótimo caminhar a pé por Arequipa. A parte turística é pequenininha, segura e super agradável. Fomos logo conhecer a Plaza de Armas, que é linda, tem uma catedral e prédios antigos com arcos que lembram os de construções medievais. Vale sentar na praça e tomar um helado de queso vendo o movimento. Isso é obrigatório! Anote aí: helado de queso. Num esqueça não!

Outro passeio interessante é uma visita ao Museu Santuários Andinos, onde fica a múmia Juanita. Ela era uma adolescente que foi sacrificada no alto de um vulcão e tempos depois encontrada congelada. Hoje, é uma das atrações mais visitadas do Peru. Além de Juanita, o museu explica sobre a cultura inca e tem uma coleção grande de artefatos usados em seus rituais. A entrada custa S./ 20. Ah! Não esqueça de levar casaco, é bem frio lá dentro.

O Monastério de Santa Catalina é bem famoso e muita gente diz que é legal. Como a gente não estava muito na vibe monastério, preferimos economizar os S./ 35 que eles cobram e passear mais pela cidade. Você pode ir ao Templo Claustro La Compañia, que é bem bonito e não paga nada. #ficaadica

Plaza de Armas à noite
Ônibus turístico

Como tínhamos tempo, reservamos um dia para fazer o passeio do BusTour. Custa S./ 45, mas José (o dono da pousada) conseguiu pra gente por S./ 25 (uhuuul!). É legal porque o ônibus te leva até a área rural de Arequipa e também a mirantes onde não dá pra chegar a pé e que são incríveis! O melhor é o de Carmen Alto. De lá se tem uma vista escandalosa dos três vulcões que abraçam a cidade e do vale que a cerca. Coisa linda, linda! Se você não tiver tempo para fazer o Bustour, pegue um táxi e vá a esse lugar. O resto do passeio é legal, tem paisagens lindas, mas não achei imperdível. Se estiver com tempo, ótimo. Se não, vá a esse mirante, tire milhões de fotos e volte para o centro histórico. Há ainda outras coisas a se fazer: mercados de artesanato, lojas, cafés... não deixe de comer os Chocolates La Ibérica, produzidos lá mesmo e que são deliciosos! Aproveita e compra pra trazer. 

Vista do Mirante de Carmen Alto :: Arequipa
Para quem gosta da noite, Arequipa também oferece várias opções. Muitos restaurantes, lanchonetes, pubs e boates. A Calle San Francisco é a mais badalada, mas há outras por perto dela que também tem lugares legais. O melhor é poder andar e conhecer um pouco mais do que essa cidade linda tem a oferecer.

Guia do Peru
Compre seu guia aqui