12.1.15

Passeando no Peru: O incrível tour ao Lago Titicaca

Fotos: Cecília Sátiro

Posso dizer com certeza: você não vai se arrepender de incluir o Lago Titicaca no seu roteiro de viagem ao Peru. Ainda digo mais: esse foi o passeio mais incrível da nossa viagem!




Para pegar o barco para as famosas ilhas flotantes do lago, a partir do Peru, você tem que ir para Puno. Muita gente que está em Arequipa vai pra Puno só fazer o passeio e voltar, mas achamos que ficaria muito cansativo (são seis horas de viagem), por isso reservamos um hotel lá e dormimos, para acordar cedo no outro dia e fazer o passeio. A viagem de uma cidade a outra foi super confortável. Pegamos o ônibus da empresa Cruz Del Sur, que tem um serviço de ótima qualidade! Ficamos hospedados no Hostel Titiuta, muuuito bom! Pertíssimo da Plaza de Armas, quarto grande, cama confortável, aquecedor, cobertor extra, café da manhã bom... indico demais!

Mas vamos ao que interessa: o Lago Titicaca!

Reservamos o passeio para as Ilhas Uros e Taquile no próprio hotel (S/. 45 por pessoa com almoço incluso). A Inka Tour, empresa responsável pelo passeio, passou para nos pegar às 6h50. 

Uros

Até chegarmos na primeira ilha, a Uros, é uma hora de viagem. Lá chegamos e todos os moradores já estavam à nossa espera, afinal, as visitas diárias dos turistas são o sustento deles. Fiquei impressionada com o tamanho da ilha. Tanta gente morando num espaço tão pequeno, no meio de um lago gigantesco daqueles. Na que a gente visitou eram 48 pessoas, de 10 famílias diferentes. É de impressionar. A vista também impressiona, de linda que é.

Todos sentamos para ouvir as explicações. Eles falam sobre a Totora, material que eles usam para construir as ilhas, casas, barcos e também para se alimentar e até escovar o dentes. É a Totora o principal meio de sobrevivência daqueles moradores. Depois da aula, demos uma voltinha no lago num barco de Totora. Quando voltamos, os moradores estavam prontos para nos receber e nos levar para suas casas, para mostrar como vivem ali e o que produzem. É tudo tão pobre que eles te mostram as coisas para comprar e você fica até sem jeito de não levar nada ou mesmo de pechinchar. :/

Isla Uros

Moradora da Isla Uros vendendo seu artesanato

Barco de Totora

Casa de família na Ilha Uros


Taquile

Da ilha Uros para a Taquile é mais ou menos uma hora e meia. Essa já é uma ilha gigantesca! A subida, inclusive, é de matar um, mas a vista recompensa qualquer esforço. Ô lugar lindo, Meu Deus! A cada passo era uma paisagem nova, uma foto diferente. Quando chegamos à praça principal, estava tendo, para a nossa sorte, uma festa bem típica, com personagens mascarados, que fazia parte da celebração de um casamento que havia acontecido no dia anterior. Muito legal! A gente ficou lá um tempo tirando fotos e acompanhando aquela festa toda.

Almoçamos num restaurante lá no alto da ilha, com uma vista absurda do Titicaca. De anestesiar. Passaria um tempão ali olhando aquele mundo todo. Mas passeio tem hora e voltamos para o barco para nos despedir dali. Para isso, descemos míseros 550 degraus. :O

Algumas pessoas ainda tomam banho antes de voltar, mas eu não me arriscaria. A água estava a uma temperatura de 9ºC , sem contar que, apesar do sol, o tempo estava frio. O jeito foi só molhar a mão, para sentir a energia daquele lugar mágico. Agora olha as fotos e diz se tem como não amar!

Subindo na Ilha Taquile
Personagens típicos na ilha Taquile

Ritual religioso

Vista do nosso restaurante na Ilha Taquile

Guia do Peru
Compre seu guia aqui