18.7.13

Passeando em Playa del Carmen, México :: Cenote Azul

Terça-feira, 09 de abril de 2013

Cenote é uma espécie de poço bem característico do México. Esse nome vem da palavra Ts'onote, usada pelos maias, para se referir a um lugar de águas subterrâneas acessíveis. Existem vários no Caribe Mexicano, como o Dos Ojos, por exemplo, que é bem famosinho. Quando eu soube que tinha esse tipo de passeio, incluí logo no roteiro.

Como acordamos tarde depois da noitada do dia anterior, resolvemos ir para algum cenote mais perto de Playa. Pegamos o transporte coletivo e pedimos parada no Cenote Azul, que fica na beira da estrada. A gente já tinha passado por ele quando fomos a Tulum. Lá você pode alugar equipamento de mergulho, se quiser, mas nós havíamos levado os nossos.
Anote: entrada no Cenote Azul: MXN 70 por pessoa = R$ 11,20.

Na entrada, há uma recepção rústica e banheiros. Depois, fomos por uma mini trilha e chegamos. Esse não é daqueles cenotes que ficam dentro de cavernas, mas é liiindo de morrer e a água de um azul tão cristalino que tava difícil de acreditar que era natural. O que gostei de ver foi que havia gente de lá mesmo, não muitos turistas, já que quem está viajando escolhe os mais famosos. Aproveitamos o lugar por um tempo, mergulhando, pulando da pedra, queimando ao sol e aproveitando aquele visual incrível. Ai, que saudade deu agora...
Aviso: lá perto do cenote não é permitido comer, tá?! Então se tá pensando em levar lanchinho na bolsa, deixa para outra hora.

Entrada do Cenote Azul


Passada!



Pegamos a van do outro lado da estrada, de volta para Playa del Carmen. Como era nosso último dia por lá, aproveitamos para dar uma boa caminhada na praia e almoçar num lugar que havíamos visto em nossas pesquisas, o restaurante El Pirata. Pense numa dica bem dada! O lugar é frequentado por locais, o que já é um bom sinal. O preço é legal e a comida é preparada com frutos do mar fresquinhos, pescados por lá mesmo. Uma delícia! Pedimos um prato de polvo e outro de peixe. Absurdamente bons os dois!
Anote: El Pirata fica na Rua 40, perpendicular à 5ª Avenida.

Praia de Playa

O El Pirata é bom demais!
O resto do dia foi para curtir a praia e aquele clima gostoso e turístico de Playa del Carmen. Vale lembrar que, para quem gosta, o lugar oferece inúmeros clubes de praia com aquelas espreguiçadeiras chiquérrimas, drinks e mais drinks. Vimos vários que pareciam legais na nossa caminhada, mas a gente queria mesmo era andar. Aproveitamos também e fomos na rodoviária comprar nossas passagens do ônibus da ADO para Cancún, no dia seguinte. 

Pelas ruas de Playa

5ª Avenida

Tchau, Catrinas!

Igrejinha no centro de Playa

Depois desse tempo por lá, terminei o dia feliz da vida, mas com uma vontade doooida de ter passado mais tempo, com mais dinheiro, para fazer mais e mais passeios. Sem dúvida, Playa del Carmen é um destino incrível e para todos os gostos.

Guia do México
Compre aqui o seu guia

2 Pitacos:

Adorei suas dicas! Vocês foram a chuchem itza?
Oi! Que bom que você gostou!

A gente não conseguiu ir a Chitzen Itza, o que me deixou muito triste. Mas como tínhamos ido já a Teotihuacán, perto da Cidade do México, não demos preferência. Mas todos que vão dizem ser imperdível! ;)

Postar um comentário