2.2.15

Passeando no Peru :: City tour em Cusco

Imagens: Cecília Sátiro

Vou logo dizendo que adorei Cusco!

Cidade pequena, lindinha e com muita coisa pra fazer. E o melhor: tudo é pertinho, então se vai pra todo canto a pé.

Cidade de Cusco vista de cima

Boleto turístico

Antes de mais nada, você precisa comprar o boleto turístico (S/. 130)! Nem adianta passear, contratar o city tour sem tê-lo em mãos. Com o boleto você vai entrar na maioria dos lugares e sem ele não entra em praticamente nenhum. Não adianta querer comprar na hora, nas atrações. Tem que ser lá no local de venda, na Avenida El Sol. Então você já sabe qual a primeira tarefa em Cusco, né?! ;)

Passeios
Bom, quando se vai a Cusco são vários os passeios que a gente faz. Mas nesse post vou me ater só aos que fizemos dentro da cidade e aos sítios arqueológicos nas redondezas, onde fomos com o city tour.

São eles:

1. Plaza de Armas: é o ponto central e mais movimentado de Cusco, onde estão vários restaurantes, lanchonetes e a Catedral. Foi palco de grandes acontecimentos políticos e cerimônias religiosas.

Parte da Plaza de Armas :: Cusco
2. Catedral: é enorme, cheia de história e linda! Foram quase cem anos para que ela ficasse pronta. Fizemos o passeio junto com o pessoal do city tour, mas há a opção de não entrar e esperar o grupo do lado de fora. Nós entramos e eu achei que valeu a pena (apesar de achar carinho - S/. 25). Se a gente não tivesse ido com o guia, não saberíamos nada da história do lugar. Mas se você não quiser pagar nada, mas vê-la por dentro, é só perguntar os dias e horários das missas, quando a Catedral fica aberta para todos.

Catedral de Cusco
3. Museo Inka: para quem quer saber mais sobre a civilização inca esse museu é parada obrigatória. Tem vários artefatos - cerâmicas, objetos em madeira, tecidos, joias... mas a parte mais impressionante é, sem dúvida, a das múmias. Vale a visita (S/. 10).
Múmias no Museu Inca
4. Pedra dos 12 ângulos - Calle Hatunrumiyoc: é um marco da maestria inca na arte de lidar com pedras. A cidade de Cusco é cheia de muros incas com pedras encaixadas que mais parecem um quebra-cabeça e essa pedra é um ícone. Todo mundo tira foto lá - mas é só porque é a mais famosa, nos passeios você acaba encontrando pedras com mais ângulos que essa.

Pedra dos 12 ângulos
5. Qorikancha: a entrada nesse sítio arqueológico (assim como na Catedral) fazia parte do City Tour. Ele fica no centro de Cusco e fomos andando da Catedral até lá. O lugar foi construído em homenagem ao Deus-Sol e era o templo inca mais rico, com paredes revestidas em ouro e pedras preciosas. Em tempo: Qorikancha = cercado de ouro.


Dentro do Qorikancha
6. Sacsayhuamán: nesse templo gigantesco a gente vê como os incas eram bons com as pedras. Cada "lapa" de pedra gigante que mal dá pra acreditar que aquilo foi feito mesmo por homens. Dizem que para carregar a maior delas foram necessárias 20 mil pessoas. Imagine pra construir tudo! Ah! E toda a construção foi feita sem nenhum tipo de argamassa, apenas com pedras cortadas e encaixadas umas nas outras. Quero ver hoje em dia alguém fazer um negócio desses. Faz nada...

Sacsayhuamán
7. Tambomachay: sítio arqueológico bem bonito, onde há um incrível sistema de irrigação da época dos incas. Eles adoravam a água, já que ela simbolizava a energia vital, então dizem que o lugar era também usado para rituais de purificação.

Nós e as águas de Tambomachay
8. Qenko: Nesse sítio se encontra uma mesa cerimonial feita de pedra que era usada para sacrifícios religiosos.

Mesa para sacrifícios em Qenko
9. Puca Pucara: paramos muito rapidinho nesse, só pra ver a vista do vale. Em comparação aos outros, não tem nada demais (não deu pra tirar foto, sorry).

Além desses, há diversos outros locais nas imediações de Cusco. Nos próximos posts falarei mais sobre outros lugares incríveis a se visitar naquela região.

Onde se hospedar em Cusco

Vou até separar esse tópico aqui porque o hostel que a gente ficou era incrível e merece todas as indicações possíveis. Ficava beeeem pertinho da Plaza de Armas e era muitíssimo confortável! O banho delicioso, a cama incrível, quarto completo, atendimento ótimo! Até o café da manhã era bom. Anota aí: Hostal el Triunfo.


Guia do Peru
Compre seu guia aqui

1 Pitacos:

Este comentário foi removido pelo autor.

Postar um comentário