20.9.13

Dicas e roteiro de Santiago, no Chile

Gentem!

Minha amiga-sócia-correspondente-internacional-oficial viajou de férias para o Chile e me deu a honra de ter seus textos sobre os passeios que fez por lá, aqui no blog! Obaa!
Segue seu primeiro textinho, sobre a capital Santiago. Ela já prometeu outros dois. Podem esperar! ;)


O país de Pablo Neruda merece atenção especial, já que é dono de lagos, praias, vulcões, deserto. Mas, mesmo quem deseja passar uns dias apenas em Santiago e nos arredores, vai se surpreender com a quantidade de passeios maravilhosos que poderá fazer. Conheci as cidades praieiras de Valparaíso, Viña Del Mar e a bela Isla Negra; a interiorana Pomaire; a estação de esqui Valle Nevado; as vinícolas Concha y Toro e Undurraga; e a capital, Santiago. Foram sete dias de muita felicidade.

Cerro Santa Lúcia
Plaza de Armas
Para começar por Santiago, indico a reserva de três dias, pelo menos, para a cidade. Organizada, limpa e harmonicamente localizada entre o histórico e o moderno, a capital tem mais opções para curtir o dia do que a noite. Não é barata e possui muitos shoppings, restaurantes e pontos turísticos. Para comer bem, minha sugestão é o Patio Bella Vista, que fica no bairro Bella Vista e é um complexo gastronômico que mais parece um sonho. Tem bistrô, hamburgueria, restaurante típico, wine bar, restaurante internacional, enfim, as opções são para todos os gostos. Outra sugestão é enfrentar o assédio dos garçons e almoçar no Mercado Central, que também vale ser conhecido pelo prédio histórico e pela variedade de souvenires. O Palácio de La Moneda; a casa de Pablo Neruda, La Chascona; os cerros San Cristóbal e Santa Lucía; e a Plaza de Armas são paradas obrigatórias. Nos dias pares, dá para assistir a troca de guarda, na frente do Palácio de La Moneda. No Cerro San Cristóbal, vale passar um tempo no zoológico antes de subir até a estátua da virgem. Entre os museus, destaque para o Histórico Nacional, na Plaza de Armas, e o de Belas Artes, que fica no final do parque florestal, um belo lugar para uma boa caminhada.

Pátio Bella Vista
Zoológico
Quem não dispensa um centro de compras, o La Costanera Center pode ser uma boa alternativa na cidade e para ficar bem hospedado na capital, o bairro de Providencia é a minha sugestão. Bastante residencial, possui restaurantes, farmácias, lanchonetes, casa de câmbio e shoppings por perto. Para quem gosta de viajar, a cidade pode ser uma ótima opção na América do Sul.

Mercado Central

Guia do Chile
Compre seu guia aqui