24.3.13

A alegria de se ter uma ciclofaixa aos domingos!

Hoje foi implantada aqui em Recife a ciclofaixa móvel, um projeto do Itaú que vai funcionar todos os domingos e feriados, ligando a Zona Sul à Zona Norte da cidade, passando pelo Marco Zero. Eu estava loooouca para fazer o passeio, mas minhas mazelas não deixaram. Porém o maridão foi pedalar pra me representar e deixa aqui o seu relato deste domingo. A empolgação era tanta que ele me ligou umas três vezes do percurso para dizer: "tá arretado demais, namorada!". Então se você, assim como eu, não conseguiu passear de bike hoje pela cidade, leia o texto de João. Com certeza vai querer ir no próximo. Eu já estou até cotando os preços de bicicleta!

João, feliz da vida, no Sítio da Trindade
Muita gente circulando na Rui Barbosa
 
"Hoje acordei cedinho pra um domingo, tomei um café reforçado e saí de casa rumo à ciclofaixa, que passa a menos de 400 metros daqui. Imaginava que àquela hora, 9h30, ia ver poucos ciclistas já que era o primeiro dia do projeto. Pra minha surpresa, peguei a ciclofaixa na metade da Rua Amélia e já encontrei dezenas de pessoas pedalando.


Rua Amélia
Cruzamento da Agamenon
A sensação de ver uma coisa como essa funcionar no Recife me fez até pensar, por alguns momentos, que já estava de férias fazendo turismo em outro país. Tudo me pareceu muito seguro em todos os aspectos, em cada esquina tinha uma pessoa orientando os ciclistas e parando o trânsito quando necessário, tinham guardas municipais espalhados por toda a faixa e a quantidade de gente pedalando intimidaria qualquer abordagem mal intencionada. Vi famílias inteiras, crianças, pais, avós. Tinha gente de todo tipo, dos mais equipados e preparados até pessoas, como eu, que até bem pouco tempo deixava a bike esquecida na garagem do prédio.

O caminho até o Recife Antigo foi bem prazeroso, principalmente nos trechos da Rua Amélia e Mário Melo, onde a ciclofaixa passa grande parte do tempo na sombra. No trajeto, voltei a me encantar com a cidade, passei pelo Parque Treze de Maio, Praça da República, Teatro de Santa Isabel e apreciei as belas vistas das pontes do Recife.

Parque 13 de Maio

Passando pela Praça da República
Um dos trechos mais legais, a Mário Melo
Cheguei no destino em menos de meia hora. Lá tinham tendas para alugar bicicletas, pessoas dando dicas de saúde à população e tudo que o Bairro do Recife tem a oferecer. Nesse domingo também começou um projeto piloto que fechou o bairro aos pedestres. Só senti falta de um bicicletário pra amarrar a magrela e dar uma caminhada por lá.

Recife Antigo
No final, fiquei tão empolgado com o passeio que resolvi voltar pela faixa até o Parque da Jaqueira pra ver como estavam as coisas por ali. Lá encontrei mais um ponto de aluguel de bicicletas e uma tenda com salada de frutas, bolo, iogurte, água de coco e mais um bocado de coisa, tudo 'de grátis'. Depois de recarregar as baterias, aproveitei e estiquei a viagem até o Sítio da Trindade com um amigo que encontrei 'passe-ando' na ciclofaixa.

Parque da Jaqueira lotado!
Tomara que esse tenha sido só o primeiro passo para a ocupação das ruas do Recife pela população. E que venham mais ciclofaixas e ciclovias, que não sejam temporárias e que ajudem nossa cidade a sair do caos de mobilidade em que se encontra."

João Menelau

2 Pitacos:

Que fera, mulher! Adorei o relato de João. Será que compro minha bicicleta? :D
Beijoo
Recife visto da bike fica ainda mais lindo.Como é bom poder ver essas imagens de famílias inteiras podendo andar tranquilas em suas bicicletas,curtindo e redescobrindo uma cidade tão bela e amada como Recife.

Postar um comentário