19.3.13

Passeando em São Paulo :: Os passeios imperdíveis

Esse final de semana estive em São Paulo, cidade onde parte da família mora e onde gostaria de ir mais vezes. São Paulo é enorme e é um caos. Muita poluição, muito trânsito, muita gente. Mas tem também muita cultura, muitos lugares interessantes, muitas feiras, restaurantes maravilhosos, teatros, shoppings. Então, não sei se me acostumaria a morar lá, mas passear por São Paulo é, sem dúvida, uma delícia.

Enfim, dessa vez eu mal pude passear pelo pouco tempo que tive, já que fui para um evento importantíssimo, as bodas de diamante (sim, 60 anos de casados) dos meus avós. Detalhe: tudo surpresa! Mas como estou ainda envolvida com a atmosfera desses dias, resolvi fazer um roteirinho para dar minha dicas daquelas bandas, já que nunca tinha postado nada de lá.

Família Nóbrega e agregados do coração nas bodas de diamante. Foto :: acervo de Alê Bigliazzi

Vamos lá!

Parque Ibirapuera: esse é um clássico, não dá para deixar de ir. É gigante e fica aberto das 5h à 0h. Você pode dar uma volta de bicicleta (tem para alugar), caminhar, fazer um pic nic na beira do lago, ver o show das fontes luminosas, visitar o Pavilhão Japonês, o MAC, MAM e diversos outros museus que ficam por lá. É também no Ibirapuera que fica o Planetário, que eu, infelizmente, não consegui conhecer. Fica para a próxima.





Catedral da Sé + Marco Zero: você pode reservar um dia para conhecer lugares históricos da cidade. A Catedral da Sé, na Praça da Sé, é linda! Só aconselho a ter cuidado quando for por lá, principalmente na estação do metrô. Achei tudo bem estranho, perigoso. É também aí que fica o Marco Zero da cidade.



Museu do Futebol: esse eu achei que não ia gostar muito, já que não sou uma apaixonada pelo esporte. De qualquer forma, eu e, principalmente, o namorado queríamos muito conhecer. E vou dizer: adorei! O museu é bem bolado, com várias salas diferentes, vários recursos para contar a história do futebol. Muito bom mesmo! Indico a todo mundo. Fica no Estádio do Pacaembu e abre de terça a domingo. Os ingressos custam R$ 6 e R$ 3. Se você for numa quinta-feira, não paga nada! Bom demais!



Feirinha da Benedito Calixto: fica no bairro de Pinheiros e foi a feirinha que mais gostei. Por lá você encontra antiguidades e "modernidades" muito legais, coisas diferentes. Tem ares de um mercado de pulgas. O mais legal, para mim, são os galpões ao redor da praça, onde há vários expositores vendendo artigos descolex, que vão desde bijuterias e roupas a artigos de decoração e vinis. Muito legal! Para chegar, pegue o metrô e desça na Estação Sumaré. Na volta você pode caminhar e passear pela Oscar Freire e Rua Augusta



Estação da Luz, Pinacoteca e Museu da Língua Portuguesa: ficam um do lado do outro. Vá de metrô até a Estação da Luz, conheça a estação ferroviária e visite o Museu da Língua Portuguesa. Eu amei e acho essencial a qualquer pessoa, de qualquer idade, que vá a São Paulo. O museu é bem interativo, o que deixa tudo ainda mais legal e nada cansativo. Funciona de terça a domingo e custa R$ 6 e R$ 3. Aos sábados o ingresso é gratuito! Do outro lado da rua fica a Pincoteca, num prédio lindo. Eu não ameeei o acervo, mas acho que vale a visita. O valor dos ingressos é o mesmo do Museu da Língua Portuguesa e também oferece entrada grátis aos sábados! Se for visitar esses lugares nesse dia é bom chegar cedo, porque fica bem lotado, como é de se esperar. Ao sair, vale dar um passeio pelo Parque da Luz, que fica do ladinho. Se você tiver tempo, paciência e gostar muito de comprar, pode ir até a José Paulino, rua que fica ali perto e é conhecida por ter roupas baratas. Eu, particularmente, não vi nada demais. :P







Bairro da Liberdade: esse é o passeio obrigatório do domingo, quando funciona a famosa feirinha e o bairro fica lotado de gente! Dessa vez, como só tive o domingo para passear, fui até lá, mesmo com chuva e sem sombrinha. Eu nem acho a feirinha ótima, mas o bairro é uma graça e vale andar nas ruas do entorno da praça. Se você gosta de guiozá, então coma o famoso guiozá da família Nakamura. A barraquinha é lotada e tudo é muito organizado. Eu fui inventar de comer sushi numa outra barraquinha lá e me lasquei, peguei uma infecção intestinal das brabas. Então muito cuidado! Ah! Vale também entrar num dos supermercados japoneses e levar uns quitutes para casa.




Mercadão e 25 de março: eu sou doida para voltar a São Paulo com tempo suficiente para gastar no Mercado Municipal de São Paulo. Fiz o passeio, mas como estava quase morrendo com infecção intestinal, não pude aproveitar, muito menos comer as delícias que o lugar oferece. Os quitutes mais famosos são o bolinho de bacalhau do Hocca Bar e o sanduíche de mortadela do Bar do Mané. Os dois são absurdamente grandes, então é bom dividir. Como meu namorado não podia contar comigo, comeu o bolinho todo e não aguentou o sanduíche. Vai ficar na pendência da nossa próxima visita. Mas o mercado por si só já é incrível, vale demais conhecer. Super organizado, frutas lindas, algumas até parecem artificiais. Um exemplo. Já a 25 de março é o paraíso das compras e dos ching-lings. Muita coisa barata, mas tem que estar disposto a andar e catar coisas interessantes. Como estava doente, não foi o meu caso. :(



Avenida Paulista: eu adorei passear pela Paulista, ainda mais com o clima gostoso que estava fazendo. A avenida é larga e cheia de lojas, bares, restaurantes, shoppings... vale andar com calma por ela, visitar o Conjunto Nacional, onde há uma Livraria Cultura gigante. Nos domingos, dentro do Shopping Bristol, funciona uma feirinha bem legal, com alguns expositores da Benedito Calixto. É também na Paulista que fica o MASP. Não deixe de ir nesse museu! Funciona todos os dias, menos na segunda-feira, como em todos os outros museus. Na terça, a entrada é gratuita! Ele é considerado hoje o museu mais importante do hemisfério sul pela riqueza do acervo. Não preciso dizer mais nada, né?!



Vila Madalena: legal para ir tanto de dia quanto à noite. Durante o dia o legal é passear pelas ruas do bairro e ver as lojinhas e galerias. À noite, os bares lotam e as ruas ficam cheias de gente.

Aquário de São Paulo: nem todo mundo sabe da existência desse aquário, o maior do Brasil, mas ele fica lá, perto da estação de metrô santos-imigrantes. Se você gosta de passeios assim ou está viajando com crianças, vale a visita. Se não, só vá se tiver tempo, porque é um passeio caro (R$ 30 crianças e R$ 40 adultos)! Abre todos os dias. Nas segundas-feiras o ingresso custa R$ 25 para todo mundo.

Enfim, são muitas as possibilidades de passeios em São Paulo e só citei aqui alguns dos passeios que mais gostei. E uma coisa é certa: independente do seu estilo, São Paulo vai acolher você de alguma forma. Afinal, com tanta diversidade, há espaço para todo mundo.

Guia de São Paulo
Compre aqui o seu guia