28.6.11

Pernambuco e cachaça: um tour pela Carvalheira

Imagens :: Edgar Falcão Jr

Há coisas nessa nossa cidade que a gente nem imagina. Quando se fala em turismo, por exemplo, programas muito interessantes são deixados de lado. Se a ideia é mostrar para o turista a gastronomia do Estado, então levamos a certos restaurantes que já viraram de praxe. Mas há passeios muito legais em Pernambuco e aqui mesmo em Recife que valem muito a pena de serem feitos.
Cachaça sendo engarrafada
A gastronomia pernambucana conta muito da nossa história. A cana-de-açúcar durante muito tempo foi a principal base da economia do NE. Então, a cachaça é uma bebida que carrega muito das nossas tradições e faz parte do turismo gastronômico do estado. E quem não gostaria de fazer um tour da cachaça e ainda provar dessa bebida tipicamente nordestina?!
Barris de carvalho
É o que pensa o pessoal da Carvalheira, uma das principais fábricas de cachaça do Brasil. Bem ali, na Imbiribeira, está instalada a fábrica da Carvalheira, onde, além de produzir para a venda, qualquer pessoa pode chegar e conhecer a história da empresa e ver de perto a fabricação da bebida. Durante o passeio, muitas curiosidades sobre a "pinga" são contadas, objetos dos antigos engenhos nos são mostrados. A gente passeia pelo parque de envelhecimento, onde há mais de dois mil barris de carvalhos com cachaças sendo envelhecidas durante cinco anos para o consumo. Podemos ver de perto a cachaça sendo engarrafada e rotulada. Há também um vídeo explicativo sobre a cultura do açúcar em Pernambuco. E, por fim, a melhor parte: a degustação da deliciosa Cachaça Carvalheira.


E vou dizer: a caipirinha morena, feita pelo barman Edmilson Clementino, é de primeira, muuuito boa.
O perigo é não querer sair mais de perto dele.
Mas aí você pega a receita da bebida com ele (que é apaixonado pelo que faz e afirma que não há caipirinha como a dele, feita com a cachaça carvalheira) e compra a cachaça na lojinha. Para melhorar, Edmilson ainda diz que "não dá ressaca, pode tomar a vontade".
Então tá.
Eu e a caipirinha morena
Ah! O passeio custa R$ 10 e não precisa marcar hora para fazer a visita - a não ser que seja um grupo muito grande. O local é aberto de domingo a domingo e as visitas podem ser feitas em português, inglês, espanhol ou italiano. 

Vai lá?
Tour da cachaça - Cachaçaria Carvalheira
Rua Manoel Didier, 53 :: Imbiribeira
:: 3081.8130 ::
De segunda a sábado, das 9h às 17h.
Domingos, das 13h às 17h.