Todo ano é a mesma coisa. Quando chega final de maio, começo de junho, eu já começo a me organizar para o Festival de Inverno de Garanhuns. O passeio já se tornou obrigatório e um dos mais prazerosos para mim.
O mais gostoso de ir a Garanhuns nessa época de festival é ter programação cultural a qualquer hora. Pela manhã, a partir das 10h, é possível assistir a peças de teatro, apresentações de dança e circo. Na última sexta assisti, no Espaço Colunata, ao espetáculo Pólo Marginal, do Grupo de Teatro Loucos e Oprimidos de Maciel. A trilha sonora é toda de músicas da Ave Sangria, o que nos fez cantar do início ao fim da apresentação. Até participamos da peça, dançando e tomando do vinho oferecido pelos atores.
Exposições também estão espalhadas por vários pontos da cidade. No Sesc, inaugurando o novo espaço de exposições, há uma mostra do artista plástico Paulo Bruscky. Na Avenida Dantas Barreto, próximo à Esplanada Guadalajara, há a Casa do Artesão, onde diversos artistas da cidade expõem seus artesanatos a um preço bem legal. No casarão ao lado, um espaço muito legal: a Casa Galeria Galpão, onde mostras de artes plásticas, literatura, fotografia, música e moda estão presentes. Vale dar uma passada.
À tarde, mais passeios pela cidade. Uma passada pelo Parque Ruben Van Der Linden, pra bater perna e ver saguis (amo). No espaço Arte no Casarão há uma feirinha e shows de cultura popular a partir das 16h. No Parque Euclides Dourado, por exemplo, há circo e espetáculos de dança. Mas é bom chegar cedo, porque as filas são imensas! Ainda por lá, a noite começa, com shows a partir das 18h no Palco Pop. No sábado assisti ao show de Baiana System, que colocou todo mundo pra dançar.
A noite é mesmo da Guadalajara. É lá onde os grandes shows acontecem. Como cheguei a Garanhuns na quinta à noite, assisti a diversos shows, entre eles Alceu Valença, Skank e o maravilhoso show de Gal Costa, na sexta-feira (16). A noite acaba lá pras 3h, quando é hora de voltar para o hotel. Mas se você ainda tiver disposição, a pedida vai ser ir ao bar de Macilon, provar das cachaças diferentes.
Além das programações culturais oferecidas durante o FIG, a cidade toda deve ser vista andando. É bom passear em Garanhuns, aproveitar o clima frio, tomar um chocolate no Sete Colinas, passear no mercado público... Pena não poder ficar os 10 dias de festival. E ter que esperar mais um ano para passear por lá novamente.
:: Dica para comer barato ::
Se você vai pro Festival de Inverno de Garanhuns e não tem dinheiro para gastar com comida cara, há um lugar pequeno, meio acanhado, mas com uma comida baratíssima e gostosa. A Lanchonete e Restaurante União, na rua Dr. José Mariano, tem um PF a R$ 7 para duas pessoas! Fica a dica.
O FIG segue até próximo dia 24. Quem não aproveitou ainda, programa logo o fim de semana!
O FIG segue até próximo dia 24. Quem não aproveitou ainda, programa logo o fim de semana!
1 Pitacos:
;)
http://blogscla.blogspot.com
Postar um comentário