21.7.10

Passeio de todo ano: O Festival de Inverno de Garanhuns

Todo ano é a mesma coisa. Quando chega final de maio, começo de junho, eu já começo a me organizar para o Festival de Inverno de Garanhuns. O passeio já se tornou obrigatório e um dos mais prazerosos para mim.
A cidade é uma delícia, o que já faz a viagem valer a pena. Esse ano, por exemplo, não achei a programação lá grandes coisas, mas ainda assim a animação para ir à cidade das flores foi a mesma. Um mês antes já estava com o hotel reservado.
O mais gostoso de ir a Garanhuns nessa época de festival é ter programação cultural a qualquer hora. Pela manhã, a partir das 10h, é possível assistir a peças de teatro, apresentações de dança e circo. Na última sexta assisti, no Espaço Colunata, ao espetáculo Pólo Marginal, do Grupo de Teatro Loucos e Oprimidos de Maciel. A trilha sonora é toda de músicas da Ave Sangria, o que nos fez cantar do início ao fim da apresentação. Até participamos da peça, dançando e tomando do vinho oferecido pelos atores.


Exposições também estão espalhadas por vários pontos da cidade. No Sesc, inaugurando o novo espaço de exposições, há uma mostra do artista plástico Paulo Bruscky. Na Avenida Dantas Barreto, próximo à Esplanada Guadalajara, há a Casa do Artesão, onde diversos artistas da cidade expõem seus artesanatos a um preço bem legal. No casarão ao lado, um espaço muito legal: a Casa Galeria Galpão, onde mostras de artes plásticas, literatura, fotografia, música e moda estão presentes. Vale dar uma passada.
À tarde, mais passeios pela cidade. Uma passada pelo Parque Ruben Van Der Linden, pra bater perna e ver saguis (amo). No espaço Arte no Casarão há uma feirinha e shows de cultura popular a partir das 16h. No Parque Euclides Dourado, por exemplo, há circo e espetáculos de dança. Mas é bom chegar cedo, porque as filas são imensas! Ainda por lá, a noite começa, com shows a partir das 18h no Palco Pop. No sábado assisti ao show de Baiana System, que colocou todo mundo pra dançar.

Foi também no sábado à tarde que participamos da intervenção "Bar Savoy", do grupo Totem. Os organizadores montaram, no meio da praça Guadalajara, uma espécie de cenário remetendo ao antigo Bar Savoy, do Recife. As pessoas puseram blazers, sentaram nas mesas, beberam chope, recitaram poemas e escreveram pequenos bilhetes que voaram juntos com um cacho de balões pretos. Coisa de artista.
A noite é mesmo da Guadalajara. É lá onde os grandes shows acontecem. Como cheguei a Garanhuns na quinta à noite, assisti a diversos shows, entre eles Alceu Valença, Skank e o maravilhoso show de Gal Costa, na sexta-feira (16). A noite acaba lá pras 3h, quando é hora de voltar para o hotel. Mas se você ainda tiver disposição, a pedida vai ser ir ao bar de Macilon, provar das cachaças diferentes.

Além das programações culturais oferecidas durante o FIG, a cidade toda deve ser vista andando. É bom passear em Garanhuns, aproveitar o clima frio, tomar um chocolate no Sete Colinas, passear no mercado público... Pena não poder ficar os 10 dias de festival. E ter que esperar mais um ano para passear por lá novamente.

:: Dica para comer barato ::

Se você vai pro Festival de Inverno de Garanhuns e não tem dinheiro para gastar com comida cara, há um lugar pequeno, meio acanhado, mas com uma comida baratíssima e gostosa. A Lanchonete e Restaurante União, na rua Dr. José Mariano, tem um PF a R$ 7 para duas pessoas! Fica a dica.

O FIG segue até próximo dia 24. Quem não aproveitou ainda, programa logo o fim de semana!

1 Pitacos:

Muito bom seu blog! Parabéns! Já está no meu Blogroll!
;)
http://blogscla.blogspot.com

Postar um comentário