8.7.10

O Recife pelas águas do Capibaribe

Cartão postal do Recife, o Rio Capibaribe não é somente para apreciação. O ponto turístico da cidade torna-se via de história, beleza e conhecimento no trajeto de Catamarã.


O passeio, que percorre seis pontes e as três ilhas do Recife, dura em média uma hora e quinze minutos e começa na chegada ao Bar e Restaurante Catamarã, de onde sai o barco. O catamarã parte da Baía do Pina em direção ao Parque das Esculturas de Brennand, onde 80 obras do artista pernambucano estão expostas. Neste momento, os "navegantes" avistam também a primeira ilha do Recife: a ilha do Recife Antigo, onde está o Marco Zero da cidade. Um pouco depois, o passeio começa pra valer, quando passamos pela primeira ponte, a 12 de Setembro, mais conhecida pelos recifenses como Ponte Giratória. Entramos, propriamente, no Rio Capibaribe.

É o Capibaribe quem nos guia pelo que há de mais característico na cidade. Importantes locais, parte da história do lugar, nos vão sendo mostrados, como o atual prédio do Fórum Thomaz de Aquino, onde na década de 50 fez sucesso o Grande Hotel, freqüentado por pessoas importantes da sociedade pernambucana; A Igreja Madre de Deus; e o Edifício Chanteclair, construção do século XIX onde funcionou famoso prostíbulo da cidade.

Passamos então pela segunda ponte, a Maurício de Nassau, e pela terceira, a Manuel Buarque de Macedo. Aí já avistamos outra ilha do Recife, a Ilha de Santo Antonio, onde estão a Praça da República, o Palácio da Justiça, o Palácio do Campo das Princesas e outro cartão postal da cidade, o Teatro de Santa Isabel, construído em 1850. O Rio encontra-se com outro famoso companheiro, o Rio Beberibe, que vem das águas de Olinda, cidade que avistamos ao longe. É quando fazemos a curva em direção à terceira ilha, a da Boa Vista, e a outras pontes que caracterizam a cidade como a Veneza Brasileira: Ponte Princesa Isabel, Duarte Coelho e a famosa Ponte da Boa Vista, mais conhecida como Ponte de Ferro, por ter sido construída toda em ferro inglês, no século XIX.

Neste ponto o catamarã dá meia volta, para o fim do passeio. Vamos percorrendo novamente os pontos pelos quais passamos e mais histórias nos vão sendo contadas. Nos despedimos do trajeto com uma bagagem cheia de histórias para contar sobre uma cidade que se fez e se faz sobre as águas do Capibaribe.

:: Este é um dos roteiros disponíveis. Há outros quatro trajetos oferecidos pelo Catamaran Tours.
Vai lá?
Bar e Restaurante Catamaran | Av. Sul, Cais das Cinco Pontas (embaixo do viaduto das Cinco Pontas).
De segunda à segunda, às 16h e 20h.
R$ 25 (segundas) e R$ 28 (terça a domingo) | Crianças até 5 anos não pagam. De 6 a 12 anos, meia-entrada.
:: Reservas: (81) 3424.2845 ::