25.5.15

Passeando no Peru: o que fazer em Cusco

Imagens: Cecília Sátiro

Cusco é o destino mais procurado para quem vai ao Peru, pois de lá saem os principais passeios turísticos, como o Vale Sagrado e Machu Picchu. Mas há muito mais coisa pra fazer por lá. Nesse post vou mostrar como foi nosso roteiro por essa cidadezinha deliciosa.

Dia 1: para começar, o ideal é fazer no primeiro dia o City Tour, que te leva a sítios arqueológicos importantes dentro e nos arredores da cidade. Já falei sobre ele nesse post aqui. O passeio dura a tarde toda. Pela manhã, você pode aproveitar para conhecer a Plaza de Armas, Muros Incas, Museo Inka e Iglesia de la Compañia.

Um dos sítios arqueológicos do City Tour

Dia 2: você pode fazer aqui o tour a Maras e Moray, que eu adorei! Também já falei dele nesse outro post. O passeio começa às 9h e volta mais ou menos às 13h30. À tarde, depois do almoço, você pode andar pela Avenida El Sol e ir até o Mercado Artesanal de Cusco.

Salineras de Maras
Dia 3: Tour do Vale Sagrado. Como falei no post sobre esse passeio, saímos com uma roupa na mochila, pois reservamos um hostel em Águas Calientes para dormirmos por lá e visitarmos Machu Picchu no dia seguinte. O tour do Vale Sagrado dura o dia inteiro e é obrigatório para quem vai a Cusco. Confira tudinho sobre ele aqui.

Vale Sagrado
Dia 4: Machu Picchu. Acho que não preciso nem falar muito, né?! É o passeio mais esperado da viagem e você vai gastar o dia todo entre visitar o sítio arqueológico e voltar para Cusco.


Não precisa de legenda :P
Dia 5: você pode reservar esse dia livre para refazer as malas, conhecer os mercados da cidade, comprar lembrancinhas de viagem nas inúmeras lojinhas, andar pelas ruas de pedra, lanchar nos cafés e passear à vontade. Nós fomos ao Mercado Central de Cusco logo no início da manhã, passeamos com calma, sentamos para tomar um dos deliciosos sucos nas barraquinhas... adoro esse tipo de passeio que coloca a gente em contato direto com o povo local. Com certeza uma ótima despedida da cidade.

Mercado Central de Cusco