12.11.13

Trocando em miúdos sobre viagens, inspiração e bijouterias lindas

Eu sempre falo que viagem é sinônimo de inspiração. Inspiração pra vida, pra escrever, fotografar, agir, pensar. Cada um se inspira de uma forma, mas todos temos as nossas devidas inspirações ao fazer uma viagem, seja ela qual for.

No final de semana passado fui à loja nova da Trocando em Miúdos, no Espinheiro, para comprar um presente para uma tia querida. A marca já existe desde 2006 e há mais ou menos um mês abriu a segunda loja, agora mais perto de mim (oba!). Conversa vai, conversa vem, enquanto tentava decidir entre as mil coisas pelas quais fiquei apaixonada, Juliane Miranda, ou simplesmente Ju, como se apresenta, me falou um pouquinho sobre as peças e as muitas relações que parte delas têm com as viagens feitas por ela e por sua sócia, Amanda Braga. "Essa peça aqui é da coleção Porta do Sol, que a gente fez com inspirações do Peru. Ah! Essa é linda. Foi da coleção Olhos D'Água, que a gente criou inspirada em Noronha".

Aí foi que eu me encantei mesmo com as coisas e fiquei curiosa para saber mais sobre essas grandes viagens. Ju me contou que toda coleção lançada tem uma história e que normalmente elas escolhem os destinos de viagem já imaginando o que aquele lugar pode render de ideias para novas peças. Aí, durante o passeio, haja bloquinho com desenhos, pensamentos, rabiscos e também muita foto, como não podia deixar de ser.

Peças lindas da Trocando em Miúdos
Peças clássicas da marca
Em 2011, por exemplo, Ju foi à Turquia de férias e trouxe na bagagem muita ideia boa, que rendeu uma coleção linda pra a marca, a Bósforo. Já Barcelona inspirou as peças da Passeig de Grácia, com referências da Art Nouveau. No final do ano passado, as meninas fizeram sua primeira viagem juntas a trabalho à Fernando de Noronha, que resultou nas coisas lindas da linha Olhos D'água. "A gente foi para pesquisar, mergulhamos junto. Tivemos muitas ideias e a coleção ficou linda". Tinha como não ser?!

Já a coleção verão 2014 é a Porta do Sol, inspirada no Peru. O legal é que essa foi a primeira linha colaborativa da loja. As meninas estavam programadas para fazer a tal viagem, mas acabaram não podendo. Uma amiga, a jornalista Manuella Antunes, foi ao país vizinho e trouxe um monte de referências para as meninas criarem as peças. Ou seja: mesmo não viajando, outros países e suas culturas continuam como forma de inspiração.

Colar da coleção Porta do Sol, inspirada no Peru.
Depois de tanta conversa boa e tanta coisa linda, saí de lá com presente pra tia, presente pra mim e doida para fazer minha próxima viagem.

*Me desculpem pela qualidade das fotos. O celular não ajudou... :P


Vai lá?
Trocando em Miúdos
Loja Parnamirim: Rua Ferreira Lopes, 129. Tel.: 3269.7766
De segunda à sexta, das 9h às 18h. Sábados, das 10h às 14h.
Loja Espinheiro: Rua Santo Elias, 367, loja 6. Tel.: 3048.1908
De segunda à sexta, das 9h às 19h. Sábados, das 10h às 17h.