26.5.13

Passeando no México :: Roteiro e dicas de Playa del Carmen

A ideia inicial para as férias era ir somente à Cidade do México. Mas quando se começa a fazer pesquisas de viagem fica difícil resistir a algumas coisas. Ir para o Caribe foi uma delas. Fizemos as contas, lemos blogs e, enfim, vimos que não podíamos deixar de visitar aquelas bandas.

Aí você pensa logo em Cancun, que é de onde mais se fala quando se pronuncia "Caribe". Mas vou dizer, viu: se você gosta de passear mesmo, conhecer lugares diferentes, nem perca seu tempo indo para lá. Não que o destino não valha a pena. Mas Cancun é para quem tem um perfil mais luxo e riqueza ou para os que gostam de curtir a estrutura do hotel, relaxar... não é o meu caso.

Conhecemos Playa Del Carmen pelas nossas pesquisas em sites e blogs de turismo. E todos diziam que esta era mais central e não tomada por resorts, como é Cancun. Uma praia a la Pipa ou Porto de Galinhas, só que bem mais sofisticada, claro (estamos falando em Caribe, né?! :P) Então, decidimos que este seria o nosso destino.

Fim de tarde em Playa del Carmen
E vou dizer, foi a melhor escolha que a gente poderia ter feito. Playa fica no meio dos principais passeios, bem pertinho dos grandes parques de natureza e aventura que a região oferece, e o melhor: você pode fazer tudo por conta própria, pegando os coletivos no centro da cidade. Outra coisa que amo numa praia é a liberdade de fazer absolutamente tudo a pé. Assim é em Playa. A 5ª Avenida, principal via da cidade, é uma grande rua de pedestre, bem no centro, onde estão milhares de restaurantes, bares, outlets, boates, lojas, shoppings, sorveterias... passeio de todas as noites, sempre com uma coisa diferente para oferecer.

O ponto negativo, claro, é o $. Não que seja muito caro, porque nem é, mas para quem estava na Cidade do México dá pra sentir a diferença no bolso. Você percebe logo porque os preços são quase todos em dólar, sendo o preço em peso mexicano colocado em segundo plano. Mas ainda assim posso dizer que é um destino barato no Caribe. Alguns passeios, como mergulho e os parques de aventura, é que pesam bastante no bolso. Pesam, mas você não vai se importar, porque vão fazer valer cada centavo.

Playa!
Eu e os voladores, em Playa del Carmen
Enfim, posso dizer que adorei cada minuto por lá, cada experiência e a única coisa da qual me arrependo é de não ter reservado mais dias para dispensar em Playa, porque vi diversas coisas que gostaria de ter feito. Tenho certeza que se você for, seja qual for o seu perfil de viagem, vai amar como eu amei!

Guia do México
Compre aqui o seu guia