Vila do Vitorino, Riacho das Almas, PE.
Lá em Vitorino
- Fizesse o quê esse final de semana?
- Fui pra Vitorino.
- Pra onde?
- Vitorino, o lugar onde meu pai mora.
- Onde é isso?
- É, ninguém sabe onde é. Digamos que seja o interior, do interior, de Caruaru. É um vilarejo, distrito do município de Riacho das Almas. Fica a meia hora de Caruaru. Um lugar bem pequenininho, com uns 700 habitantes na vila e uns 2000 considerando a área rural. Tem uma praça, uns dois ou três bares, uma igreja, um fiteiro, um posto de saúde, uma escola e três orelhões.
- É bonito?
- É lindo! O visual é o ponto forte de lá. Como fica numa serra, a 900 metros do nível do mar, a vista é maravilhosa e a noite é bem fria. Mesmo agora final de setembro estava gelado, neblinando.
- E o que é que tu fosse fazer lá?
- Esse final de semana teve o Festival Cultural do Vitorino. Uma coisa única, porque lá raramente tem eventos, com gente de fora. É incrível! As pessoas, que normalmente dormem às 20h, colocam suas roupas mais bonitas e vão pra "ruinha", como eles chamam, ver o movimento. As atrações não foram das melhores, porque a maioria das bandas era desses forrós estilizados, que eu não sou muito fã. Mas tem o palco cultural, na praça, que apresenta coisas legais e outras bem engraçadas.
- Ahh... to ligada. E foi bom?
- Bom? Foi ótimo! É bom sair dessa civilização um pouquinho, respirar um ar puro, ver o céu mais cheio de estrela que se pode ver e sentir um friozinho, de vez em quando. Além de encontrar figuras cheias de alegria.
- Teu pai é de lá?
- Não. Ele conheceu esse lugar há uns 10, 12 anos, num torneio de asa delta. Lá é um bom ponto de vôo livre. Inclusive uma das atividades do festival durante o dia foi o vôo, de asa delta, parapente...
- E ele mora lá hoje em dia?
- Mora. Ele casou, se mudou para lá e hoje eu tenho uma irmã linda, Tainá, que mora lá com eles. Sempre que posso vou matar minha saudade, quando eles não vêm aqui.
- E o que é que tu faz lá quando não está tendo festa?
- Bom, lá não tem muito o que fazer. É um lugar tranquilo, de gente simples, ótimo para comer, namorar e dormir. E também ver filme, ler livros... essas coisas. A "atração" de lá é um parque aquático que fizeram um tempo desses. Ainda não conheci. É o Vitorino Walter Parque. Assim mesmo, "walter". Bom, fora isso tem o passeio até a pedra, que passa por pés de pitomba, jaboticaba e outras frutas que vão deixando o passeio mais gostoso. É legal ir lá de bicicleta.
- Fiquei curiosa. Deve ser um passeio legal. Como é que eu chego lá?
- Indo pela BR-232, entra na estrada que vai pra Toritama, a BR-104 . Quando chegar no Paladium, uma casa de shows, entra à direita, na PE-095. Anda uns 13 quilômetros mais ou menos para chegar na entrada pra Vila do Vitorino. Aí a estrada é de barro, só subindo...
- Qualquer dia apareço por lá. Por enquanto, me mostra alguma coisa.
- Tá. To postando algumas fotos desse final de semana. Espero que goste!
Marcadores:
agreste,
asa delta,
Festival de Inverno,
pernambuco,
riacho das almas,
serra,
viagem,
vitorino
6
Pitacos
Assinar:
Postagens (Atom)