29.1.11

Aula de Frevo em Olinda

Passeando por Olinda hoje à tarde me deparei com uma iniciativa bem legal. O grupo Brincantes das Ladeiras estava lá na Ribeira, na pracinha em frente à sorveteria, dando aulas de frevo para quem estivesse passando e quisesse se arriscar no passo.


"É uma aula pra aprender a brincar, a fazer os passos para curtir o Carnaval. O objetivo aqui não é palco, fazer aqueles malabarismos todos. É aprender alguns movimentos e se divertir", me explicou o professor Wilson Aguiar.
Eles já estão se reunindo todos os sábados, desde o Natal, sempre às 16h. Quem quiser brincar com eles, é só aparecer. "Vem com um tênis confortável, uma sapatilha, que a gente tá por aqui".
Eu só não fiquei porque não estava preparada. Mas provavelmente marcarei presença nos próximos encontros.


27.1.11

A deliciosa - e perigosa - cachaça de Tio Gilson, em Porto de Galinhas

A primeira vez que tomei a cachaça de Tio Gilson foi há pouco mais de 2 anos. Na época, meu namorado, que me apresentou ao lugar, se espantou: "Tu não conhece Tio Gilson? Oxe, tu vai adorar!" Aí a gente foi e a profecia se fez verdade. Eu adorei! Também não é pra menos. Além de os coqueteis de fruta serem uma delícia, Tio Gilson sabe bem como agradar um cliente.
Quem chega no seu bar/loja não sai sem provar das inúmeras cachaças que ele vende por lá. Tome uma, tome duas, tome três. Tio Gilson vai conversando e apresentando com tanto orgulho o seu trabalho que fica impossível não querer provar e levar vários sabores. E eles são muitos. "Quer de quê?", ele pergunta. Aí você fica na maior dúvida para escolher entre cajá, maracujá, graviola, tamarindo, uva, umbu... Cada uma mais deliciosa que a outra. Ah! Mas fica o alerta: a cachaça é docinha, parece um suco. Mas embebeda, tá!? Beber como um suquinho é realmente um perigo. Não é à toa que é bem fácil encontrar por lá pessoas que já não sabem nem onde estão.
Tio Gilson é uma figura simpática, cativante. Ele trabalha com montagem de antenas de telefone, o que já me deixou sem a cachaça dele por algum tempo, quando ia a Porto. Quando surge grandes trabalhos, como a grande antena da Vivo que ele mostra que montou, o negócio de bebidas fica de lado e a gente torce para que acabe logo. Aí ele volta a colocar em prática sua paixão e prepara seus coqueteis, como já faz há nove anos.
Quem ganha somos nós, que ficamos como eu e meu namorado da última vez que fomos a Porto de Galinhas: "Eita, namorado, Tio Gilson voltou!" -  Felizes da vida.


Vai lá?
Cachaçaria do Tio Gilson
Porto de Galinhas, Ipojuca, PE.
Rua Esperança, nº 346, loja A.
(Entrada de Porto, em frente ao trevo, próximo ao posto)
:: (81) 8672.7464 ::